Tuí-ná

O TUINÁ chinês é uma das matérias médicas abrangidas pelas teorias da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), na qual, manipulações são usadas para estimular os pontos ou outras partes da superfície do corpo para corrigir o desequilíbrio fisiológico do mesmo e alcançar efeitos curativos. É uma parte importante da MTC. Na China antiga, a terapia era classificada em: medicina interna e externa; o Tuiná está incluído na primeira.


O Tuiná pode ser usado para tratar várias disfunções, entre as quais, não somente as várias lesões do tecido mole, como também, muitos outros tipos de doenças, na cirurgia, ginecologia, os cinco órgãos do sentido, pediatria. etc. É especialmente satisfatório para pacientes infantis e idosos. No presente, entretanto, o Tuiná chinês está dividido em vários ramos, tais como: adulto, infantil, ortopedia e traumatologia, cosmetologia, prevenção da saúde, reabilitação, medicina esportiva e assim por diante.


Falando concretamente, o Tuiná adulto é tradicionalmente usado para tratar espondilopatia cervical, estiramento lombar, prolapso do disco intervertebral lombar, estiramento lombar agudo, artrite reumatóide, epigastralgia, gastroptose, constipação, hipertensão e seqüelas da apoplexia. O tratamento de diabetes, com o Tuiná adulto, há muito tem sido reportado. Se a colite alérgica e a úlcera duodenal bulbar forem tratados com o Tuiná adulto, a cura será atingida mais rapidamente. Nos anos recentes, o tratamento da insuficiência coronariana crônica e angina pectoris, com o Tuiná adulto, foi notavelmente desenvolvido, também. Desde 1982, os autores dedicaram seus esforços na pesquisa e tratamento das doenças acima descritas e verificaram que no eletrocardiograma dos pacientes tratados, as funções cardíacas e os sintomas subjetivos haviam melhorado muito. Do mesmo modo, o Tuiná infantil apresenta efeitos satisfatórios quando usado para tratar distúrbios do sistema digestivo, como: diarréia, vômito, dor abdominal e obstrução intestinal; apresenta notáveis efeitos quando aplicado no tratamento de dificiência de Vitamina D, distrofia, anorexia, sarampo, tosse, desinteria bacteriana, infecção no trato respiratório superior, bronquite asmática, anemia e febre. Além disso, desempenha um papel evidente em aumentar a imunidade infantil. Depois de tratados com o Tuiná infantil, crianças suscetíveis ao resfriado comum devido à baixa função imunológica, podem se manter afastadas do mesmo por um longo tempo.                                                                                                  


Referências:

Apostila de Tui Ná – Professor Hercilio guiraud Neto. 2009.

FREIRE JUNIOR, Marcos. Automassagem e Medicina Chinesa. Brasília : Stephanie Gráfica e Editora, 1996.

Se você quer saber mais sobre naturoterapia

Cadastre-se em nosso mailing.